sexta-feira, 19 de outubro de 2018

4 Hábitos Japoneses Que Todos Deveríamos Ter


Abaixo 4 hábitos que eu adotei e que vou mantê-los para o resto da minha vida. São coisas simples, mas que fazem a diferença.

1º Tomar chá verde



No Japão o 緑茶「ryokucha」 ou chá verde é vendido de diversas formas. Inclusive são feitos bolos, sorvetes, etc, com chá verde.

Hoje em dia os benefícios do chá verde já são bem conhecidos. Ajuda a emagrecer, reduz o colesterol, controla a pressão arterial, etc. E os japoneses tomam chá verde que nem água. Quando cheguei aqui não gostava muito, pois tem um gosto meio amargo, mas trabalhei em um lugar que não tinha água para beber e sim, chá verde. Com isso tive que tomar na “marra” todos os dias. Acabei acostumando e hoje em dia, apesar de não trabalhar mais naquele lugar, eu continuo tomando e praticamente substituí toda água que tomo por chá verde.

2º O hall de entrada



O 玄関「genkan」 ou hall de entrada, é o local onde devemos deixar nossos sapatos e colocar a surippa para entrarmos na nossa casa ou na casa das outras pessoas. Em alguns lugares como clínicas por exemplo, também utilizam esse sistema.

No Japão você não entra em sua casa e muito menos na casa dos outros com o mesmo sapato que andou na rua. Logo que entra em uma casa, existe um local chamado genkan (hall de entrada) onde você deve deixar os seus sapatos e normalmente há uma espécie de chinelo chamado surippa para você colocar e entrar na casa. Outro hábito que no começo eu achava frescura, porém se você pensar bem, faz todo sentido. Nós vamos para rua, pisamos sabe se lá em quê e depois com o mesmo sapato pisamos pela casa toda. Depois muitas vezes andamos descalços pela casa e até mesmo sentamos no chão. Não parece muito higiênico, não é mesmo? E não é mesmo! E se tiver criança em casa  é ainda pior, pois elas adoram deitar no chão. Mas para ser sincero o que me fez defender tanto esse hábito não foi nem o fator higiene e sim, o fato da casa ficar limpa por muito mais tempo. Experimente fazer isso em casa. Não entre e não deixe ninguém entrar com os mesmos sapatos da rua. Você vai ver como sua casa vai demorar para ficar suja.


3º Dizer obrigado mais de uma vez



Para os japoneses, dizer obrigado apenas uma vez não basta!
Quando alguém nos faz um favor,  normalmente agradecemos a pessoa quando ela termina o favor e pronto, a coisa morre aí. No Japão não é bem assim.
Se você fizer um favor para um japonês, ele logicamente vai lhe agradecer quando você terminar. Entretanto se você encontrá-lo daqui a 2 meses por exemplo, provavelmente ele vai se lembrar do favor e vai falar para você “obrigado por ter feito aquele favor aquele dia” .  Acho esse gesto de extrema educação que demonstra a sua verdadeira gratidão para com a outra pessoa. Muitas vezes nós fazemos um favor para uma pessoa e ela nem ao menos agradece, e ainda existem outras que são tão folgadas que ainda pensam “não fez mais que a obrigação”. Com esse hábito simples,  você estará demonstrando que não é ingrato e que não falou obrigado da boca para fora só porque a pessoa tinha acabado de lhe fazer o favor. Em outras palavras você estará dizendo “Ainda me lembro do que você fez por mim e lhe sou grato por isto”.

4º O suvenir



Os japoneses trazem um お土産「omiyage」ou suvenir para as pessoas próximas sempre que viajam. E este geralmente é algo de comer como biscoitos, balas ou chocolate por exemplo.

Quando soube que no Japão as pessoas trazem um presente para as pessoas próximas sempre que viajam eu pensei: “Não vou fazer isso, imagina se eu comprar presente para todo mundo que conheço sempre que vou viajar, assim vou falir!”. Só que depois de algum tempo, percebi o verdadeiro significado deste gesto. Para começar, este suvenir em japonês se diz  お土産「omiage」e não precisa ser nada muito caro, na verdade geralmente é algo simples e de comer como biscoitos, balas, chocolate , etc. Este gesto ajuda a manter o bom relacionamento entre as pessoas e ajuda a fortalecer a amizade. Pense, se uma pessoa está viajando, se divertindo e ainda assim ela lhe traz algo, o que isso significa? Significa que pensou em você, significa que ela pensa nos amigos. Certamente você ficará feliz pois vai se sentir importante para aquela pessoa e além do mais, irá gostar de comer algo diferente de um lugar que de repente você nunca foi na vida. Afinal não é todo dia que se viaja e seus amigos valem mais que umas balas ou chocolate (eu espero que valham)!

Existem outros hábitos que valem a pena citar, mas como o post já está ficando comprido eu vou deixar para uma próxima vez.